Por que beber água?

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  • Crianças

  • Grávidas

  • Lactantes

  • Idosos

  • Atividade Física

cRIANÇAS

  • Crianças a partir dos 4 anos devem ser incentivadas a consumir água, principalmente quando estiverem brincando sob calor ou praticando atividade física. Isso porque elas estão na fase de crescimento e precisam de água para realizar todas as funções orgânicas.
    Alguns sintomas de desidratação fáceis de identificar são: pele, boca e língua seca, olhos fundos e menor volume de urina.
    A quantidade de água recomendada para crianças de 1 a 3 anos é de 1,3 L/dia e para as de 4 a 8 anos é de 1,7 L/dia. .

grávidas

  • As mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez fazem com que as necessidades de consumo de água aumentem. O líquido amniótico, composto em média por 98% água, atinge um volume de 750 a 950ml ao final da gestação. As mães também passam por um aumento do volume sanguíneo e um incremento calórico que elevam a necessidade diária de água.
    A ingestão de água recomendada para mulheres nesta fase é de em média 3l por dia.

LACTANTES

  • Durante a lactação, o organismo utiliza água para fabricação do leite, é produzido em média 750 a 850mL de leite materno por dia, 88% de sua composição é água, ocorre ainda um aumento do consumo calórico de em média 25% da dieta normal e a cada 1 Kcal adicional deve-se aumentar em 1 ml no consumo de água diário. Segundo a DRI, a ingestão diária de água nesta fase é de em média 3,8l/ dia.

IDOSOS

  • Conforme envelhecemos, nosso corpo passa por várias mudanças fisiológicas, entre elas a diminuição da quantidade de água no organismo. Por isso os idosos são mais suscetíveis à desidratação.
    A quantidade de água recomendada por dia é de 2,7l para mulheres e 3,7l para homens. Portanto é importante consumir o volume certo de água para manter a desidratação bem longe.

Praticantes de atividade física

  • Praticantes de atividade física devem consumir um volume maior de água, pois a desidratação pode diminuir o desempenho do atleta. Beba pequenas quantidades de água regularmente durante os exercícios e não espere sentir sede para beber água, pois a sensação de sede aparece quando nosso corpo já entrou em estado de desidratação.

População Quantidade de água (Litros)
Bebês
0 - 6 meses 0,7
7 - 12 meses 0,8
Crianças
1 - 3 anos 1,3
4 - 8 anos 1,7
Homens
9 - 13 anos 2,4
14 - 18 anos 3,3
19 - 30 anos 3,7
31 - 50 anos 3,7
50 - 70 anos 3,7
> 70 anos 3,7
Mulheres
9 - 13 anos 2,1
14 - 18 anos 2,3
19 - 30 anos 2,7
31 - 50 anos 2,7
50 - 70 anos 2,7
> 70 anos 2,7
Grávidas
18 anos 3,0
19 - 30 anos 3,0
31 - 50 anos 3,0
Lactantes
18 anos 3,8
19 - 30 anos 3,8
31 - 50 anos 3,8

Referências


1. Guia Alimentar para População Brasileira. Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção a Saúde, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição, Brasília - DF, 2005.

2. Grandjean A., Campbell S., Hidratação: A Importância dos líquidos para uma vida Saudável. International Life Sciences Institute, ILSI Brasil, 2010.

3. Heird WC. Nutritional Requirements. In: Behrman RE, Kliegman RM, Jenson HB, Eds. Nelson Textbook of Pediatrics 17th edition. Philadelphia: Saunders, 2004

4. Scientific Opinion on Dietary Reference Values for Water, EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition, and Allergies (NDA), European Food Safe Authority (EFSA), Parma, Italy, 2010.

5. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. This reports may be accessed via www.nap.edu. Copyright 2004 by The National Academies. All rights reserved.

6. Wong DL. Balance and Imbalanceof Body Fluids. In Wilson D, Winkelstein ML, Kline NE, Eds. Nursing Care of Infan and Children, 7th ed. Philadelphia: Mosby, 2003.

8. EFSA Panel on Dietetic Products, Nutrition, and Allergies (NDA); Scientific Opinion on Dietary reference values for water. EFSA Journal 2010; 8(3):1459. [48 pp.]. doi:10.2903/j.efsa.2010.1459. Available online: www.efsa.europa.eu

9. A Importância do Líquido Amniótico na Gravidez. Ribas, Adriana et, 18/04/2006, Universidade Estácio de Sá, Campus Niterói (RJ).

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